A literatura infanto juvenil é a parte da literatura especializada em produzir livros para crianças e adolescentes.
Esses livros ultrapassam gerações e são adaptados, ano após ano, às telas do cinema, para captar ainda mais a atenção dos leitores.
Ademais, ela também é conhecida por trazer histórias reais e por misturar fantasia com realidade, que encanta o público da literatura infanto juvenil.
Os 11 Melhores Livros da Literatura Infanto Juvenil
Mas quais livros, dentro da literatura infanto juvenil, escolher?
Veja abaixo os 12 livros da literatura infanto juvenil:
- Arca de Noé, de Vinícius de Moraes;
- O que fazer quando você não consegue dormir: Um guia para as crianças superarem problemas na hora do sono, de Dawn Huebner;
- Luluca no Mundo dos Desafios, de Luíza Luluca;
- O Mundo Segundo Felipe Neto, de Felipe Neto;
- Doze lendas Brasileiras – Como nasceram as estrelas, de Clarice Lispector;
- O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry;
- Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K.Rowling;
- Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery;
- A Cinco Passos de Você, de Rachael Lippincott;
- Caninos Brancos, de Jack London;
- As Aventuras de Robin Hood, de Alexandre Dumas.
Os livros da literatura infanto juvenil tem elementos que prendem a atenção das crianças e adolescentes, pois contém informações diferenciadas dos padrões normais, como: ação, conflito, humor e diálogo, que são marcas registradas dentro da literatura infanto juvenil.
Dentro desses títulos, os autores da literatura infanto juvenil trabalham temas importantes e conseguem despertar emoções, como: saudade, amizade, medo, perda, raiva, e desconstruir paradigmas.
Veja também nosso artigo sobre os livros indicados para jovens.
Os Melhores Autores da Literatura Infanto Juvenil
Confira os nomes por trás dos livros, ou seja, os principais autores da literatura infanto juvenil.
- Lewis Carroll (1832 – 1898): Este autor ficou conhecido por suas duas grandes obras: As aventuras de Alice no País das Maravilhas e Alice através do Espelho. Esses dois grandes clássicos saíram dos livros e ganharam as telas dos cinemas.
- Seuss (1904 – 1991): Autor contemplado com três grandes obras: Ovos Verdes e Presuntos, O Gatola da Cartola e Grinch Roubou o Natal. O sucesso desses livros infanto juvenil foi tão grande que ganhou adaptações para as plataformas digitais.
- Hans Christian Andersen (1805 – 1875), com vários contos famosos infantis de todos os tempos, como: Soldadinho de Chumbo, Patinho Feio, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei, A Princesa e o Grão de Ervilha, e a sua obra mais recente contemplada foi: A Rainha da Neve.
- Irmãos Grimm, eles foram contemplados na animação e no cinema. Alguns dos seus clássicos são: Rapunzel, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve.
Então entenda abaixo o motivo de escolher bons livros da literatura infanto juvenil.
Mas, Por Que é Importante Escolher Bons Livros Infanto Juvenil?
Especialistas, como Zully Pardo, enfatizam que os livros que lemos durante a nossa juventude, que estão presentes dentro da literatura infanto juvenil, influenciam a formação do nosso caráter e da nossa personalidade ao longo dos anos.
Por mais que a escola faça esse papel, de inserção da literatura infanto juvenil, os pais devem dar continuidade a essa leitura em casa.
Ademais, os títulos da literatura infanto juvenil, que mais chamam a atenção das crianças e adolescentes, possuem elementos que incentivam a imaginação e promovem a reflexão.
Portanto, pensando nisso, preparamos os 12 melhores livros da literatura infanto juvenil para você.
As 11 Melhores Obras da Literatura Infanto Juvenil
Confira abaixo a lista com as melhores obras da literatura infanto juvenil que preparamos para você.
1- Arca de Noé, de Vinícius de Moraes
Durante gerações, adultos e crianças já cantaram algumas das poesias da Arca de Noé, de Vinícius de Moraes.
Ademais, o memorável autor carioca apresentou a obra pela primeira vez no ano de 1970.
Arca de Noé é composto por 32 poemas sobre animais, escritos por Vinícius de Moraes.
Posteriormente foram transformados em músicas e gravadas por famosas vozes da música brasileira, como por exemplo: Chico Buarque, Elis Regina, Moraes Moreira, Ney Matogrosso e Alceu Valença.
2- O que fazer quando você não consegue dormir: Um guia para as crianças superarem problemas na hora do sono, de Dawn Huebner
Pensando em todos os momentos, Dawn Huebner criou este livro para que pais e filhos pudessem resolver os problemas do medo, presentes no momento do sono.
Não seria uma maravilha deitar na cama e não se apavorar por cada barulho, pensando na possibilidade de ser um bandido.
Ademais, este livro traz técnicas para acalmar pais e filhos no momento do sono.
Por meio de técnicas cognitivos-comportamentais, o livro interage com pais e filhos para que, durante as noites de sono, consigam descansar e dormir tranquilamente.
Por fim, se você tem problemas com seu filho durante a noite e já tentou de tudo para resolver esse problema e não conseguiu, este livro é para você e para sua família.
3- Luluca no Mundo dos Desafios, de Luíza Luluca
Youtuber de sucesso entre as crianças, Luíza Sorrentino possui apenas 11 anos.
Conhecida no universo virtual por seu nome artístico Luluca, ela coleciona aproximadamente 9 milhões de pessoas em seu canal, que aborda temas sobre videogames, jogos e vlogs.
Por fim, Luluca no Mundo dos Desafios contém passatempos, jogos e ilustrações para as crianças se divertirem em casa.
4- O Mundo Segundo Felipe Neto, de Felipe Neto
Ainda no mundo dos Youtubers, Felipe Neto é um dos criadores dos títulos mais famosos na comunidade brasileira.
Com mais de 37 milhões de inscritos em sua plataforma, Felipe Neto é proprietário de uma das maiores produtoras de temas digitais do Brasil, colecionando uma multidão de fãs, além de outros produtos com seu nome.
Em seus títulos, Felipe Neto – A Trajetória de Um dos Maiores Youtubers do Brasil e Felipe Neto – A Vida por Trás das Câmeras, ele traz um mundo cheio de aventuras e emoções.
Ademais, o Mundo Segundo Felipe Neto é o mais novo trabalho literário do Youtuber.
E reúne várias frases engraçadas, com opiniões e pontos de inspeção do inventor sobre diferentes situações e fatos da vida e do mundo.
Com ilustrações de Luis Di Vasca, o livro foi apresentado ao público em 2019.
Por fim, sem sombra de dúvidas, é um livro que traz muito entretenimento ao público da literatura infanto juvenil.
5- Doze lendas Brasileiras – Como nasceram as estrelas, de Clarice Lispector
Dentro da literatura infanto juvenil brasileira, temos várias histórias de animais, além de muitos mitos que estão presentes em nossas lendas folclóricas.
Antigamente, os povos se reuniam em volta de fogueiras e contavam histórias.
Ademais, essas histórias passavam de pais para filhos, de avós para netos, etc.
Essas lendas passaram de gerações em gerações.
Os autores da literatura infanto juvenil utilizam essas histórias para criar livros e expandir ainda mais a cultura regional com outras pessoas.
O livro as Doze lendas Brasileiras foi escrito em 1976, mais só foi publicado em 1977.
Dentro desse livro estão as maiores histórias do folclore nacional.
Cada lenda representa um mês do calendário anual, por isso o título de doze lendas brasileiras. Cada mês conta com uma lenda cheia de emoção e mistério.
O livro conta histórias sobre o saci-pererê, O Negrinho do Pastoreio, Mula sem cabeça e até retrata o Nascimento do Menino Jesus.
Esse livro é uma excelente leitura para ser feita com as crianças, pois ensina sobre as histórias regionais e também sobre a cultura popular a nível nacional.
Por fim, dentro da literatura infanto juvenil, este livro está dentro dos dez melhores.
6- O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry
Esse clássico do autor francês Antoine de Saint-Exupéry é uma das histórias mais famosas da literatura infanto juvenil por todo o mundo, além de ser um livro recomendado para todas as idades.
Lançado originalmente em 1943, o livro é inspirado em experiências reais do autor, com uma boa apresentação da imaginação, filosofia e poesia.
Ademais, ele conta como os adultos esconderam o seu lado criativo.
Depois de adulto, ele se tornou piloto de avião e sofreu uma fatalidade depois de uma explosão em seu avião.
Ele caiu no Deserto do Saara e encontrou uma criança, que o ajudou a encontrar a saída.
Por fim, durante a viagem, o autor descobre que a casa do menino é dentro de um asteroide e que ele está lutando contra a invasão de baobás.
7- Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K.Rowling
Desde 1997, quando esse universo de magia foi criado pela escritora britância J.K.Rowling, ele se tornou o best seller da literatura infanto juvenil.
Seu último exemplar da coleção foi lançado em 2007, sendo adaptado para o cinema, que ganhou fama com os atores Daniel Radcliffe e Emma Watson.
Ademais, Harry Potter e a Pedra Filosofal é o primeiro volume da série.
Cheio de aventuras, esse best seller traz histórias que crescem junto com seus leitores e com os personagens, que passam por todas as fases da vida humana, juntamente com sua legião de fãs.
A autora ficou, durante anos, nos primeiros lugares nas plataformas digitais e também nas bibliotecas mundiais, pois seu sucesso foi tanto que essa obra, ainda hoje, toma vários destinos e convida novos leitores a aderirem a esse mundo de magia e terror.
Um excelente livro para quem busca aumentar o vocabulário da criança, melhorar a escrita e o senso de atenção aos detalhes.
Ademais, esse best seller está, há vinte anos, dentro dos livros clássicos infanto juvenil e vem arrastando novas multidões.
Por fim, a autora conta o início da trajetória do bruxinho órfão Harry Potter e insere o leitor no fantástico universo de Hogwarts e os personagens que ficaram marcados na literatura infanto juvenil como livros juvenis mais vendidos no mundo.
8- Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery
Lançado em 1908 pela escritora canadense Lucy Maud Montgomery, Anne de Green Gables é o livro que inspirou a famosa série Anne With an E, produzida pela Netflix.
Conta com uma plenitude de adaptações anteriores, que com o tempo foram se readaptando para as telas do cinema.
Anne de Green Gables relata a vida de uma menina órfã por nome de Anne, que é adotada por dois irmãos e que passa a dividir a casa com eles em um sítio no interior do Canadá.
Os irmãos queriam ter um filho, um menino, para auxiliar nas tarefas da vida no campo, porém, o orfanato, por engano, enviou Anne para a família.
Por fim, com seu jeito curiosa, divertida e carinhosa, a menina Anne conquista seus novos pais adotivos e as pessoas ao redor.
9- A Cinco Passos de Você, de Rachael Lippincott
Esse romance foi a estreia da autora Rachel Lippincott, junto dos roteiristas Mikki Daughtry e Tobias Iaconis, que alcançou muito rápido a lista de best-sellers de literatura infanto juvenil do New York Times.
Ademais, como era o esperado, foi readaptado para as telas em curto prazo, com um longo estrelato por Cole Sprouse e Haley Lu Richardson.
A Cinco Passos de Você traz a vida de dois adolescentes, que convivem com uma doença crônica e precisam seguir algumas recomendações médicas para um transplante.
Uma das regras é que eles devem manter um distanciamento mínimo de dois metros – ou seis passos – de outras pessoas e de outros pacientes com esse problema.
Por fim, ao se conhecerem, eles se conectam por meio desse problema em comum e das experiências de alma e têm que educar-se às novas regras.
10- Caninos Brancos, de Jack London
Jack London é um autor brilhante.
O escritor de “O Chamado Selvagem” é responsável, em larga medida, pela composição e produção do número de leitores. Sua conversa é de qualidade, densa e, ao próprio tempo, simples.
Ademais, pode ser contemplada, com igual prazer, por crianças, adolescentes e adultos. “Caninos Brancos” é um de seus mais belos romances.
Um lobo do Yukon, aprisionado, é empregado como puxador de trenó e como cachorro de rinha, mas é resgatado por um homem “não-selvagem”, readquire, por desta sorte dizer, sua “dignidade” e, aos poucos, retornou à essência.
Por fim, a trama foi adaptada para o cinema, porém nada substitui a tranquilidade da escrita do autor americano.
11- As Aventuras de Robin Hood, de Alexandre Dumas
Robin Hood é uma obra tradicional da literatura infanto juvenil universal.
Ademais, as histórias estabelecidas por Alexandre Dumas são as mais elaboradas e cuidadas do ambiente nos séculos 12 e 13, sob o domínio de Ricardo Coração de Leão.
O facínora rouba dos ricos para ofertar aos pobres, é adorador do monarca Ricardo e combate para que retorne ao trono.
Nas matas de Sherwood e Barnsdale, Robin Hood e seus aliados, dentre eles João Pequeno, lutam desfavoravelmente com o xerife de Nottingham e os soldados do monarca usurpador.
Ademais, há também a bela Lady Marian, amor de Robin Hood, e o frei Tuck, seu aliado.
Esse livro desperta em nossos jovens a vontade de mudar o mundo e o pressuposto de igualdade, onde, num mundo melhor, todos seriam iguais com as mesmas condições financeiras.
Por fim, um livro para despertar o senso de humanidade em nossos futuros adultos e que desperta nossos filhos para a literatura infanto juvenil.
O que é Literatura Infanto Juvenil?
Iniciamos esse pressuposto com um questionamento que muitos se fazem, o que é literatura infanto juvenil? Será que meus filhos estão nessa fase?
A literatura infanto juvenil é uma extensão da literatura geral, pois é especializada na criação de conteúdo dedicado às diversas fases da infância e adolescência.
Ademais, os contos de fada são os maiores e mais famosos exemplos da literatura infanto juvenil.
Apesar desse termo ser bem genérico, a literatura infanto juvenil é subdividida em duas categorias:
- A literatura infantil, voltada para crianças entre 4 e 10 anos de idade;
- E a juvenil, que abrange os títulos voltados para as crianças e adolescentes entre 11 e 16 anos.
As crianças de 04 anos estão entrando na fase de alfabetização e encontram nos livros um rico vocabulário.
Mas as crianças de 11 anos para cima encontram nos livros respostas para as mudanças que estão sofrendo em seu corpo.
Ademais, a literatura infanto juvenil é rica em detalhes, tramas, emoções e personagens, dentre outras características.
Para facilitar a sua busca, centralizamos neste artigo uma lista que contempla os dois tipos, para que possa descobrir quais os melhores livros infanto juvenil.
Separamos sugestões para presentear os sobrinhos, netos, afilhados ou até mesmo para que você possa ler!
Portanto, não deixe de conferir o resumo dos melhores livros da literatura infanto juvenil.
Conclusão sobre os Livros da Literatura Infanto Juvenil
A fim de facilitar a sua decisão e economizar seu tempo, trouxemos detalhes e um breve resumo dos melhores livros da literatura infanto juvenil.
Explicamos o significado, as características mais marcantes desse tipo de literatura e o motivo pelo qual você deve escolher um bom livro infanto juvenil.
Os livros da literatura infanto juvenil são marcados por aventuras, suspense, tramas, pois transportam o leitor para outra realidade, mexendo com a imaginação dos pequenos.
Sem dúvida, os livros clássicos infanto juvenis ultrapassam gerações, ou seja, encantaram nossos pais e continuam encantando nossa juventude e nossas crianças.
Então, espero que tenha gostado desse nosso artigo sobre os 12 melhores livros da literatura infanto juvenil.
Nosso blog está atualizado com as tendências do ano e traz, em primeira mão, as melhores dicas para nossos leitores.