Talvez você se lembre de alguns livros infantis antigos, que fizeram sucesso nos anos 70 e 80.
Apresentar uma história que marcou a sua infância para uma criança e perceber seu envolvimento com a narrativa traz uma sensação bem diferente.
Existem vários livros antigos infantil que ultrapassam gerações e continuam marcando a infância dos pequenos, sabia?
Então separamos os dez livros infantis antigos para você apreciar junto com a criança e reviver as histórias que marcaram a memória de várias gerações.
Porque livros infantis antigos são bons aliados?
Os livros infantis antigos são excelentes aliados pois proporcionam experiências incríveis entre pais e filhos:
- Traz a tona o passado
- Faz a conversa ficar divertida após a leitura
- É uma experiência única mostrar a criança com quais livros você começou a leitura
- Traz mais proximidade entre pais e filhos
- São clássicos da literatura infantil
Então confira alguns nomes de livros infantil abaixo, com seu autor e um breve resumo.
8 Livros infantis antigos que encantam
1- Marcelo, Marmelo, Martelo – Ruth Rocha
[content-egg-block template=custom/item_buttons limit=1 offset=0 hide=price]
Trata-se de um dos livros publicados em 1970, mais especificamente em 1976, que contém ensinamentos atuais até os dias de hoje.
Como a grande maioria das crianças, o menino não gosta nada de ser monitorado no dia a dia e acaba decidindo criar palavras novas para alguns objetos, como sentador, ao invés de cadeira, por exemplo.
Esse é um dos livros infantis antigos para relembrar os velhos tempos e para expandir o vocabulário de casa com criatividade e diversão.
Marcelo, Marmelo e Martelo são garotos que possuem vivacidade e que resolvem seus problemas de forma divertida.
O livro passa a mensagem da importância da superação das diferenças e da amizade, pois torna algumas situações cotidianas encantadas pelos garotos.
As palavras de Ruth Rocha conseguem atingir a imaginação do leitor de uma forma diferente, nos possíveis caminhos a serem percorridos nas cidades.
O livro Marcelo, Marmelo, Martelo é daqueles livros infantis antigos que marcaram as gerações antigas e que continuam sendo de importante leitura para as crianças de hoje.
Ruth Rocha conta histórias do cotidiano das cidades de uma forma inovadora, pois consegue dar vida às páginas e passar várias mensagens, como a importância da amizade e da superação de diferenças.
2- Lúcia já-vou-indo – Maria Heloísa Penteado
[content-egg-block template=custom/item_buttons limit=1 offset=1 hide=price]
Esse também é um dos livros publicados em 1970, mais especificamente em 1978, que foi um tremendo sucesso e continua sendo um clássico da literatura infantil até os dias de hoje.
A lesma Lúcia foi convidada para uma festa com os bichos da floresta.
A capa de livro infantil demonstra a aparência da Lúcia, com um laço amarelo no cabelo e uma bolsa pendurada nos braços, ela teve que sair de casa uma semana antes.
Mesmo assim, pela lentidão dos seus passos, quando Lúcia conseguiu chegar na árvore que aconteceria toda a diversão, a festa já tinha acabado.
Lúcia chorou pelo ocorrido, mas se deparou com uma libélula, que escutou suas lamentações e teve uma super ideia para contornar essa situação.
Agora, é a Lúcia que vai dar uma festa e os seus amiguinhos insetos vão ajudá-la, mas a reflexão que fica no ar é quem são os seus verdadeiros amigos?
Quem está realmente do seu lado para, por exemplo, fazer uma festa para você?
A história de Lúcia nos passa uma mensagem sobre a importância de se ter bons amigos na nossa caminhada.
Portanto, sem dúvidas, é um daqueles livros infantis antigos para ler com o pequeno.
3- O menino maluquinho – Ziraldo Alves Pinto – Considerado um dos melhores Livros Infantis Antigos
[content-egg-block template=custom/item_buttons limit=1 offset=2 hide=price]
Uma das perguntas mais comuns é por que o menino vive com uma grande panela na cabeça, como se fosse um chapéu, não é mesmo?
O livro transmite a ideia da importância de sermos fiel à nossa personalidade e às nossas preferências, independente da opinião dos outros.
O menino maluquinho é um daqueles livros infantis antigos para relembrar as velhas brincadeiras de rua do tempo antigo. A leitura em conjunto vai permitir que você converse com seu pequeno sobre como você se divertia na sua infância.
Ademais, O Menino Maluquinho ficou muito conhecido pelas histórias em quadrinhos, série de televisão, novela, teatro, cinema, óperas e usado como tema em vários produtos para crianças.
Portanto, trata-se de um livro infantil anos 80, que continua sendo um dos grandes clássicos da literatura infantil brasileira!
O Maluquinho é um menino alegre e com muita personalidade e imaginação fértil, mas que está sempre rodeado de amigos e nos diverte com suas páginas de traquinagens.
Por fim, sua ingenuidade e doçura traz leveza para o texto e, mesmo se passando mais de 30 anos, o livro continua atual e um dos clássicos da literatura infantil.
4- O pequeno príncipe – Antoine de Saint-Exupéry
[content-egg-block template=custom/item_buttons limit=1 offset=3 hide=price]
O pequeno príncipe é um dos livros infantis antigos recomendado para todas as faixas etárias, porque contém mensagens atemporais, como por exemplo, na passagem que diz que “o essencial é invisível aos olhos”.
O livro traz uma série de reflexões sobre assuntos atuais, mas reforça que somos mais que aparências, nesse planeta em que vivemos.
Existem coisas que não podemos ver, mas que sentimos, como a fé, o amor, a amizade, a generosidade, além de um resgate no nosso interior.
A narrativa do livro pequeno príncipe é sobre um piloto, que caiu em um deserto e encontrou o pequeno príncipe.
A partir daí, são inúmeras reflexões filosóficas, com ensinamentos para crianças e adultos sobre a questão da solidão e o que realmente importa.
Sem dúvidas, é um dos livros infantis antigos que vale a pena a leitura ou releitura, pois os ensinamentos são mais atuais que nunca.
“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.
O interessante é que cada faixa etária terá uma reflexão e aprendizado diferente, de acordo com que o viu, ouviu e sentiu.
Os mais novos podem despertar o espírito de aventureiro, instigando uma curiosidade sobre o mundo.
Apesar de ser um dos livros para 9 anos, os adultos também poderão abrir suas mentes sobre a questão da valorização das pequenas coisas e da vulnerabilidade e importância de se ter empatia.
Sem dúvidas, o pequeno príncipe é um daqueles livros infantis antigos que vale a pena a releitura, pois mexe com a nossa memória e com os nossos sentimentos.
5- A Bolsa Amarela – Lygia Bojunga
[content-egg-block template=custom/item_buttons limit=1 offset=4 hide=price]
O livro conta a história de Raquel, filha caçula, que não é levada muito a sério pela sua família no seu mundo infantil.
Raquel três grandes desejos: ser grande, ter nascido garoto e se tornar uma escritora!
Sua tia acaba se desapegando de uma bolsa amarela e Raquel aproveita o espaço para colocar esses seus desejos e outras histórias.
A narrativa consegue mesclar o imaginário com o real, encantando os leitores na leitura.
Lygia Bojunga nos convida a repensar a infância com uma escrita sensível e de uma maneira diferente, pois retrata que a criança também tem suas vontades, desejos, amigos secretos e um mundo cheio de fantasia.
No livro A Bolsa Amarela, o leitor acaba vivendo a aventura dessa doce criança, pois aborda sobre a estrutura familiar – tradicional em muitos lares-, que muitas vezes acaba abafando as vontades da criança.
Em um determinado momento, uma aventura espiritual acontece com a garota e ela segue em direção de sua afirmação como pessoa.
O livro A Bolsa Amarela recebeu um importante selo de ouro da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, por ter sido considerado “o melhor para a criança”.
Sem dúvidas, é daqueles livros infantis antigos que vale a pena a releitura com a criança, pois contém ensinamentos para a vida.
6- O Meu Pé de Laranja Lima – José Mauro de Vasconcelos
[content-egg-block template=custom/item_buttons limit=1 offset=5 hide=price]
O livro O Meu Pé de Laranja Lima conta a história de Zezé, um menino de apenas 5 anos, que vive com uma família grande, que enfrenta uma série de dificuldades para sustentar os seus filhos.
Por conta disso, Zezé tem que cuidar do seu irmão mais novo.
A doce criança tem um pé de laranja lima, o Xururuca, como seu melhor amigo, com quem consegue dividir suas fantasias, diversão e aprendizado.
O livro O Meu Pé de Laranja Lima consegue atingir o coração do leitor e passar uma mensagem sobre educação além das palavras, sendo considerado um dos livros infantis antigos mais bem quistos pela sociedade, além de ser um clássico da literatura infantil.
Desde cedo, essa obra foi levada às escolas de todo o Brasil, isso porque é de extrema importância para o mundo infantil.
Inclusive, o livro está presente em mais de 19 países, com 52 idiomas diferentes.
Uma curiosidade é que esse livro virou uma telenovela e foi um grande sucesso no cinema.
Portanto, O Meu Pé de Laranja Lima deve ser um daqueles livros infantis antigos que fazer parte da leitura e estar na cabeceira do quarto da criança.
7- A História dos Pingos – Mary França
[content-egg-block template=custom/item_buttons limit=1 offset=6 hide=price]
O livro A História dos Pingos nos mostra 7 personagens: Pingo-de-Fogo, Pingo-de-Sol, Pingo-de-Ouro, Pingo-de-Céu, Pingo-de-Mar, Pingo-de-Lua e Pingo-de-Flor.
Apesar das semelhantes dos pingos, cada um tem sua própria cor.
A história acaba desvendando a relação entre as cores e a personalidade de cada pingo, o que acaba sendo uma descoberta para os pequenos leitores, que acabam se identificando com as características e qualidades de cada um dos pingos.
A História dos Pingos é um daqueles livros infantis antigos que traz uma abordagem sobre a diversidade e que vem encantando adultos há gerações!
Inclusive, o livro foi desenho e também participou de pequenos filmes.
A leitura permite a compreensão dos “Pingos” do mundo ao nosso redor, seus comportamentos, a forma que agem, qual é a diferença e semelhança entre eles.
Por fim, é uma excelente abordagem, divertida e suave, que nos permite conseguir explorar os clássicos da literatura infantil em forma de fantasia.
8- Menina bonita do laço de fita – Ana Maria Machado
[content-egg-block template=custom/item_buttons limit=1 offset=7 hide=price]
Este livro traz a reflexão sobre o tema da diversidade racial, orgulho e autoestima das crianças negras.
A história mostra uma menina negra muito bonita, que é admirada por um coelho branquinho.
O coelho busca descobrir o que precisa fazer para se tornar pretinho como a garota.
O livro mostra a importância da valorização da ancestralidade e da diversidade racial para as crianças.
Por fim, trata-se de um livro infantil anos 80, publicado em 1986 que, sem dúvidas, é um dos livros infantis antigos para você ler com seu pequeno.
Os Clássicos da Literatura Infantil Brasileira
Alguns livros infantis antigos ganharam bastante destaque e se tornaram grandes clássicos da literatura infantil brasileira.
Trata-se de livros infantis famosos que são recomendadas por educadores e que até os dias atuais são trabalhadas dentro da sala de aula com as crianças.
Isso só acontece porque a leitura desses livros infantis antigos realmente vale a pena, seja porque são obras-primas, seja porque marcaram uma geração de crianças, com suas mensagens e reflexões ainda atuais.
Além desses 8 clássicos da literatura infantil que apresentamos nesse artigo, existe uma enorme lista com livros incríveis, mas que não convém passar aqui, até para não confundir sua cabeça.
Preferimos passar o Top 8 livros infantis antigos, porque são livros que marcaram a memória e os corações de inúmeros leitores mais antigos.
O Conceito de Literatura Infantil
A literatura infantil é destinada aos pequenos de dois a dez anos de idade.
O conteúdo deve possuir uma linguagem simples, de fácil entendimento e compreensão pelas crianças.
Os temas dos livros costumam tratar, de forma divertida, sobre assuntos e dificuldades do dia a dia e, portanto, são capazes de ajudar o amadurecimento das crianças.
A literatura infantil tem o objetivo de ajudar os pais no desenvolvimento intelectual da criança, em suas diferentes fases.
Atualmente, existem livros que ajudam os pais no tão complicado desfralde, medo, raiva, amizades, sentimentos, generosidade, compreensão, etc.
A literatura infantil é uma importante ferramenta e, portanto, deve estar associada à rotina familiar para ter melhores resultados.
É importante que os pais saibam o que querem resolver no momento e, a partir disso, buscar um livro, mesmo que seja um livro infantil ilustrado, mas que consiga tratar do problema, de forma divertida e encantadora.
É possível encontrar autores de livros infantis antigos e até mesmo autores mais atuais, que são completamente voltados ao público infantil.
Isso porque esses autores se especializam cada vez mais para atender às demandas da criançada.
Conclusão sobre os Livros Infantis Antigos
Uma das formas de reviver bons momentos e matar a saudade do passado é recriando experiências com nossos pequenos.
Por isso, a leitura de bons livros infantis antigos é importante para esse momento tão delicado que vivemos.
Na ausência de tempos melhores, acabamos nos recorrendo às boas memórias que vivemos na nossa infância, com aqueles livros antigos que nos faziam voar na imaginação.
Apesar de não ser possível voltar ao tempo, existem algumas alternativas para mexer com nosso coração, especialmente com livros classicos infantil que marcaram nossa infância.
A fim de facilitar essa experiência, passamos uma lista com um breve resumo dos 8 melhores livros infantis antigos, para você se deliciar com o mundo de fantasias e contos, recheados de grandes ensinamentos e valores de moral e ética, atuais até os dias de hoje.
Os clássicos da literatura infantil brasileira que certamente marcou a sua infância, seja na biblioteca da escola ou acompanhado por seus pais ou avós.
Seus pequenos podem gostar desses clássicos tanto quanto você um dia gostou!
Uma dica que já demos em outro artigo é sempre optar por um livro de capa dura infantil, pois dá maior durabilidade nas mãos dos pequenos.
Confira também nosso artigo sobre os melhores livros para crianças de 8 e para crianças de 9 anos.